Breve Historico do Budismo
Sobre a Nichiren Shoshu
Parabolas Budistas
Relatos de Experiencia
Datas Importantes do Budismo
Noticias do Budismo
Materias do Budismo
Links do Budismo no Mundo
Seção somente para Membros
Fale conosco


Atualizado em

O BUDISMO DE NITIREN DAISHONIN

O Budismo é a religião estabelecida pelo Buda Sakyamuni (nascido como príncipe Siddharta Gautama do clã dos Sakya), que viveu na Índia há cerca de 3000 anos. Quando jovem, Siddharta observou o sofrimento do ciclo de nascimento, doença, velhice e morte e decidiu ingressar no sacerdócio, almejando profundamente alcançar a Iluminação e a salvação de todos os seres.

Ele expôs em seus ensinamentos que, na essência de todas as experiências humanas, há algo de eterno e imutável – a lei de causa e efeito, ou seja, a lei eterna da vida. Sakyamuni ensinou sobre a eternidade da vida e sobre as circunstâncias de nossa vida cotidiana. Explicou que as pessoas, ao falecerem, levam consigo sua própria existência e as causas e relações de todas as ações realizadas ao longo de suas vidas passadas; isso é conhecido como carma. Estas causas e relações determinam as circunstâncias de nossa próxima existência. Segundo o princípio do carma, todos os acontecimentos (efeitos) de nossa vida atual são resultantes de nossas ações (causas) feitas no passado, e as ações que fazemos agora (causas) darão forma ao nosso futuro.

“Desejando conhecer as causas do passado, observe os efeitos no presente. Desejando conhecer os efeitos no futuro, observe as causas do presente.” (Nichiren Daishonin, A Abertura dos Olhos, Shinpen, pág. 571)

O Buda Sakyamuni revelou vários ensinamentos conforme a capacidade dos seres. Mas nos oito últimos anos de vida pregou o Sutra de Lótus, que foi o objetivo do seu advento neste mundo, conforme a frase:

“Eu reconheci e percebi as diferentes condições de vida de vários tipos de pessoas. Assim, eu revelei vários ensinos expedientes para guiá-las. Eu não revelei o ensinamento supremo e verdadeiro durante os 40 anos de minhas pregações. Não poderá atingir a Iluminação por meio desses ensinos expedientes, porque desconhece o grande caminho para a Iluminação.”

E posteriormente declarou:

“Abandonem sinceramente todos os ensinos provisórios, pois revelarei apenas o Caminho Supremo.”

Este “Caminho Supremo” é o Sutra de Lótus, o único para se concretizar a aspiração do Buda Sakyamuni. Ainda, o próprio Buda Sakyamuni previu que passados dois mil anos de seu falecimento o Budismo por ele pregado perderia a força.

Para a salvação das futuras gerações, transmitiu a integridade dos seus ensinamentos a um discípulo, Bodhisattva Jogyo. Previu também que um Buda mais poderoso (renascimento do Bodhisattva Jogyo), faria o seu advento ao leste para encaminhar as pessoas para a verdade. Conforme esta predição, Nichiren Daishonin, o Buda Original para salvação de todas as pessoas, fez o seu advento no Japão, na terra ao leste da Índia, nesta Era do Fim do Darma.